
Do ponto de vista de Caio Prado Jr, os Negros e índios possuíam uma esmagadora inferioridade cultural e consequentemente não contribuíram de forma signnificativa para a formação cultural do povo Brasileiro. Entretanto, será que Caio Prado trata o conceito de Cultura em um sentido Antropológico? Será que ele não entende por cultura o patrimônio imaterial que nos foi legado pelos Gregos e que é a base forte da nossa "cultura" ocidental? Sobre isso vou esperar os comentários.
Gilberto Freyre, interpreta a questão em um sentido mais amplo e aceita como contribuições culturais o aspecto linguístico, a comida, e outros elementos da vida cotidiana. Para Freyre, a democracia racial brasileira foi resolvida na cama (É essa cama que você está pensando mesmo!). A Atração sexual entre Senhores e Escravas, entre Sinhás e Escravos; a falta de controle que a Igreja Católica exercia em um país quente e com muita gente pelada, lugar onde tudo parecia permitido, selou o processo de miscigenação do povo brasileiro.
Aqui para nós, quem veio para o Brasil é por que não tinha o que fazer em Portugal: Aventureiros, endividados, prostitutas, degredados, em fim, não foi a melhor porção da população Portuguesa que formou as bases leucodermes da nossa população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário